segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mídias e educação: aprendizagens construídas

No decorrer da disciplina optativa de Mídias e Educação ofertada pelo Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, ministrada pela professora Joice Araújo Esperança nos foi possibilitado construir, refletir e resignificar conhecimentos acerca das relações entre infância, adolescência, mídias e educação na contemporaneidade.

A partir das leituras e estudos realizados no contexto da disciplina percebemos que a mídia convoca os membros dessa sociedade a consumirem, e cada vez mais tem se voltado para o público infantil. E isso tem alterado a forma como esses sujeitos vêm constituindo suas identidades, seus modos de ser/viver, refletindo também na educação, nas aprendizagens e na forma de construírem o seu saber, nos desafiando a repensar a educação institucionalizada.


Através da disciplina entendemos que as mídias atuam na vida dos sujeitos como “pedagogias culturais” (Shirley Steinberg) ensinando e reafirmando comportamentos, posições de gênero, valores e etc.


A análise de alguns artefatos culturais – tais como: filmes, comerciais de TV, revistas, trechos de seriados, documentários, etc. – nos possibilitou construir um olhar crítico para as produções midiáticas e a forma como criam e veiculam representações sobre a infância e a adolescência.


Todas as temáticas abordadas no desenvolvimento da disciplina foram de extrema relevância para nossa formação – como futuras educadoras – nos trouxe grande contribuição para pensarmos a educação na atualidade. Sendo as temáticas que mais nos despertaram interesse a questão do consumo infantil e as representações de gênero que foram discutidas durante a disciplina. Por serem questões que certamente estarão presentes nos espaços que estaremos inseridas futuramente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário